
Temperos em vasos: que tal cultivar em casa?
Você gosta de cozinhar? Então sabe que o sabor muda totalmente quando se trabalha com os temperos corretos. Quer garantir o aroma de ervas frescas em sua cozinha? É simples: os temperos em vasos são perfeitos para cultivar em casa.
Os temperos em vasos são ótimos por vários motivos:
- Ocupam pouco espaço;
- São fáceis de cuidar;
- São facilmente encontrados (mudas e sementes);
- Perfumam o ambiente;
- A manutenção da planta não é cara;
- Contribuem com a decoração do cômodo;
- Garantia de sabor em todas as refeições;
- Existem vários tipos de tempero para cultivar em casa (temos certeza de que você gosta de pelo menos um).
Para quem nunca plantou nada, não precisa se preocupar. Você só precisa seguir alguns passos e pode acreditar: você vai ter uma pequena horta em sua cozinha.
Para ter as especiarias em casa, plante as sementes ou mudas em jardineiras com medidas de 1,20×0,30 m, pelo menos. O ideal é deixar uma distância de 20 cm entre as mudas ou sementes.
Se escolher plantar os temperos em vasos, xícaras, canecas ou latas, a separação vai permitir que você distribua melhor os tipos de plantas e garantir que nenhuma tome o espaço da outra, como é o caso do manjericão e do alecrim, que possuem raízes que crescem agressivamente. Com as demais espécies, não precisa se preocupar. As plantinhas convivem bem e se desenvolvem com facilidade.
Um passo importante: garanta luz e solo fértil. Os temperos gostam de luminosidade e nutrientes.
Escolha um local que receba os primeiros raios de sol da manhã e os últimos da tarde, pois o essencial para quem vai cultivar em casa é proporcionar cerca de quatro horas diárias de exposição à luz natural.
Busque preencher o vaso com substrato e vá repondo os nutrientes por meio da adubação. Não deixe de regar seus temperos e nunca utilize as mãos para arrancar as folhinhas. Adquira uma tesoura de poda para não danificar a planta.
Vamos ver algumas opções para cultivar em casa. Os temperos em vasos mais procurados:

Temperos em vasos: salsa e manjericão
Manjericão
Utilize vasos individuais devido ao crescimento das raízes, e se optar por uma jardineira, garanta um bom espaço entre as plantas (cerca de 30cm).
O manjericão necessita de pelo menos 4 horas diárias de luminosidade natural. Além disso, este tempero também exige rega diariamente. Para afastar pragas, plante o manjericão ao lado do orégano e após dois meses de plantio das sementes (se você escolher este método), já é possível utilizar a erva. Sempre prefira cortar os galhos com as folhas maiores e mais verdes.
Salsa
Utilize vasos altos, a partir de 30 cm de altura. Para esta plantinha, o ideal é oferecer ao menos 5 horas de luz natural. Já as regas devem acontecer apenas quando a terra estiver seca.
Este tempero pode ser colhido após dois ou três meses de plantio, e para aproveitar o melhor da erva, colha os talos quase inteiros e deixe ao menos 1 cm plantado para garantir o crescimento.
Imagine o aroma das plantas que você pode cultivar em casa!

Temperos em vasos: alecrim
Alecrim
Cebolinha
A cebolinha é um dos temperos preferidos dos brasileiros, e após 75 dias de plantio das sementes, você já poderá colher o a planta. Atenção: sempre retire as hastes mais antigas (externas).
Você pode instalar a cebolinha em jardineiras, mas garanta um solo rico em nutrientes. Para isso, providencie o adubo de compostos orgânicos.
Dê água todos os dias e proporcione um ambiente iluminado, mas sem exposição direta ao sol.
Coentro
Cuidado com o plantio, pois as sementes de coentro não devem ser plantadas no inverno. Além disso, o solo deve ser muito fértil, então providencie os nutrientes para a planta.
Entre um e dois meses (após a germinação das sementes) já é possível aproveitar o sabor deste tempero.
Quem disse que são apenas folhas?

Temperos em vasos: pimenta
Pimenta
A pimenta é muito apreciada e por vezes, é o destaque de várias receitas.
Você pode cultivar várias espécies da planta. Contudo, as opções preferidas são a malagueta e dedo-de-moça.
Plante a pimenta no inverno para aproveitar seu sabor no verão. Sobre os cuidados, cerca de seis horas diárias de luz natural são suficientes, e as regas podem ser feitas com intervalo de dois dias. A colheita da pimenta acontece após três meses de plantio das sementes, e não deixe o vaso ao alcance de crianças ou dos animais de estimação!
Você já tem temperos em casa?
Queremos saber o que tem em seus vasinhos. Conta pra gente!
Veja também: RECEITA DE HAMBÚRGUER CASEIRO: UMA OPÇÃO DE LANCHE SABOROSA!